Como o 2ºPasso de TPM - MA pode reduzir suas contaminações?
- analister
- 18 de nov. de 2018
- 1 min de leitura
Atualizado: 22 de jul. de 2020
Será essa a solução para o acabar com o pavor de ter uma contaminação?????

Continuando a Sequência de Artigos sobre Manutenção Autônoma e BPF, vamos falar hoje sobre a 2ºEtapa de MA e sua relação positiva com BPF.
Perdeu o artigo sobre Descubra 5 benefícios da Manutenção Autônoma para Qualidade. 1ºPasso, Ainda não sabe sobre TPM, Etapas e Passos - Clique e Acesse AQUI.
Na 2ºEtapa de TPM o propósito é identificar as FDS e LDA, Fontes de Sujeira e Locais de Difícil Acesso. Como o próprio nome já diz a Segunda etapa é o sonho de todo Microbiologista.
Por TPM esse mapeamento visa à produtividade, confiabilidade e aumento de vida útil do equipamento, uma vez que um equipamento sem deteriorantes melhora sua performance, Já para Qualidade há um amplo benefício quanto a CONTAMINAÇÃO.
Quando falamos de Locais de difícil acesso (LDA), estamos falando de partes no equipamento que acabam não sendo lavadas corretamente levando ao acúmulo de contaminantes físicos, alergênicos, contaminantes químicos e biológicos que muitas das vezes são descobertos apenas em limpezas Trecho a Trecho.
O Mesmo ocorre com as Fontes de Sujeira (FdS) responsáveis por disseminar, espalhar, propagar a sujeira e produto pela área/ equipamento, muitas das vezes a fonte de sujeira alimenta um Local de Difícil Acesso.
Uma 2ºEtapa bem implementada corrobora com a redução de contaminações em sua empresa.
Transformando esse raciocínio em um gráfico conseguimos analisar que Quanto Mais Fontes de Sujeira e Locais de difícil Acesso Mapeados e Controlados Inversamente proporcional serão os resultados microbiológicos ou bloqueios devido à contaminações.

Então Mãos a obra!! Vamos contribuir com o enriquecimento e controle dessa etapa!
Me Siga no: Linked In
Visite meu Blog: Analister
Texto e Imagens por André Pontes
Comments