top of page

O que a gravata de Zé Colmeia pode nos ensinar sobre Qualidade e Produtividade

  • Foto do escritor: analister
    analister
  • 15 de ago. de 2018
  • 2 min de leitura

Atualizado: 22 de jul. de 2020


Você já reparou que além do Zé Colmeia, outros personagens como Fred flintstones e a grande maioria dos desenhos da Hanna Barbera tapam o pescoço? E o que isso tem a ver com ser produtivo ou sobre Qualidade?



Willian Hanna e Joseph Barbera trabalharam por muitos anos na empresa MGM, um dos seus clássicos da época eram Tom & Jerry, as produções eram grandiosas, um episódio apenas chegava a ter aproximadamente mais de 20 mil quadros(Desenhos individuais que forma um segundo de cena).



Fonte de imagem: http://www.historiasztuki.com.pl/strony/015-00-01-FILM-TECHNIKA.html

Em meados de 1957 Joseph e Willian foram desligados da empresa, após esse evento e no mesmo ano decidiram portanto abrir seu próprio estúdio, a Hanna-Barbera.

Uma nova empresa, mas com orçamento reduzido. Como era possível ser produtivo, entreter e propor qualidade aos telespectadores?

“We Were to do a Five minute cartoon with 1200 drawings instead of 26000 drawing but that was by necessity as to stay alive.” (Joe Barbera)

“Fizemos uma animação de 5 minutos com 1.200 quadros(desenhos) em vez de 26.000 quadros (desenhos), mas era preciso ficar vivo.”

O processo foi chamado de animação limitada e a primeira animação foi Jambo & Ruivão, na sequência o primeiro grande Sucesso: Dom Pixote.

Outros grandes sucessos emplacaram como Flintstones, Zé Colmeia, Jetsons, Pepe Legal....

Ótimo e qual a relação com a Produtividade e Qualidade?

Para ser produtivo e economizar custos e ainda ofertar qualidade, naquela época Joseph e Willian adotaram uma estratégia de que seus personagens tivessem adornos no pescoço, lenços, gravatas, golas, pois dessa forma durante a construção da animação era possível aplicar uma técnica de separação da cabeça do corpo, onde na maioria das vezes apenas a cabeça se movia, economizando assim quadros e produções.





Outra estratégia era a similaridade dos personagens, No passado quando uma animação fazia sucesso, Era comum as emissoras de TV pedirem novos desenhos, mas com a mesma proposta. Dessa forma os riscos com investimento eram menores reduzindo possibilidades de fracasso. Os animadores conseguiam aproveitar as mesmas bases de desenho para criação de suas animações,

Quando nos deparamos em situações, desafios profissionais, é fundamental, estudar, propor melhorias e buscar recursos que nos permitam economizar dinheiro e tempo e ainda sim manter a Qualidade oferecida.

Hoje temos facilmente acesso a recursos como TPM, WCM, Lean entre outros que estão aí para serem utilizados a favor de todos.


Gostou do Conteúdo? Contribua clicando em Gostei ou compartilhando!

Me Siga no Linked In!

https://www.linkedin.com/in/andregpn


Comments


bottom of page