top of page

Descubra 7 Mudanças de Qualidade que toda empresa deve ter.

  • Foto do escritor: analister
    analister
  • 17 de jul. de 2018
  • 4 min de leitura

Desde a época da Revolução Industrial, das produções seriadas, da qualidade focada apenas em Não-conformidades e resultados até os dias de hoje, a Qualidade passou por uma evolução de algo mais documental a um conceito bem mais amplo, cultural e de Gestão.


Cultura de Qualidade: Esse é um tema abrangente e bem amplo, abaixo destaco mudanças as quais considero como requisitos mínimos para que uma empresa comece a “respirar” Qualidade de uma forma mais cultural e engajada.


1- COMUNICAÇÃO


A Qualidade deve ser encarada como premissa, portanto deve estar presente na comunicação no dia-a-dia da empresa.

  • Vamos falar de um projeto? Quais os pontos de Qualidade foram mapeados?

  • Vamos iniciar uma reunião? Qual o tema de qualidade exemplo será abordado?

  • Teremos oportunidades de palestras ? Qual tema de Qualidade seria ideal a ser falado?

Não espere por Fóruns, comitês ou momentos específicos para falar sobre Qualidade.

Se há um momento certo para falar sobre Qualidade esse momento é A TODO MOMENTO.

2- PENSAMENTO NO CLIENTE/CONSUMIDOR


Como nosso cliente se sentirá em relação a isso? Despertar a Dor de dono, se colocar no lugar do cliente contribui significativamente para o engajamento das pessoas, abuse disso em campanhas, reuniões, Envolva os colaboradores em projetos, visitas em fornecedores, discussões e melhorias, elaboração e procedimentos.


3- REUNIÕES DE QUALIDADE


Devemos falar sobre qualidade a todo tempo sim, mas também devemos reservar um momento apropriado para realizar uma análise crítica disso, análise de indicadores, da gestão, análises e tendências.

Com que frequência suas reuniões de Qualidade ocorrem hoje? Espaçadas demais? Frequentes demais? Melhor do que uma boa periodicidade é se perguntar: O quão produtiva é a sua reunião?

Defina uma Pauta com tempos e critérios de importância, reuniões sem tópicos definidos acabam dispersando os colaboradores e assuntos não tão emergenciais acabam tomando um maior tempo. Uma Sugestão é organizar esses tópicos em um quadro vivo, uma plataforma viva para que todos tenham acesso ao conteúdo antes mesmo da reunião acontecer, Permita um espaço nesse meio interativo que seja alimentado pelos colaboradores, Essa interatividade fará com que assuntos menores tenham visibilidade e sejam resolvidos antes mesmo do dia da reunião.

O Envolvimento dos Colaboradores torna sua participação ativa na Cultura de Qualidade da Empresa.


4- CAPACITAÇÃO


Campanhas e Palestras: Considero uma das melhores forma de disseminar a qualidade de uma forma lúdica e assimilável, Campanhas e palestras permitem de uma forma descontraída captar melhor a atenção dos colaboradores, explore diversas oportunidades, desvios e o que está “pegando” para a definição de temas, ENVOLVA os colaboradores no processo, quem melhor do que eles para dizer as dúvidas e frustrações no dia-a-dia

Também É importantíssimo investir em treinamento e claro acompanhar o desenvolvimento das habilidades ensinadas

Treinamentos: “maçantes, pesados” não garantem uma boa assimilação de conteúdo, diversifique, traga exemplos práticos, exemplo reais, vídeos demonstrativos, Quebre o período com dinâmicas, perguntas. Em treinamentos temos uma oportunidade de ter a atenção do colaborador, não desperdice essa oportunidade.

Nosso pensamento e ponto de vista pode ser mudado através de conhecimento, fatos e dados.


5- QUALIDADE E LIDERANÇA EM CAMPO


Já dizia o ditado: Quem não é visto, não é lembrado! Esteja presente em campo, seja na linha, no meio do processo, lado a lado do colaborador, quanto maior a presença, envolvimento e preocupação, maior será a reciprocidade do colaborador em assimilar o quão importante e presente a Qualidade está na empresa.

Isso é valido para todos os níveis, Seja o Exemplo!


6- ENVOLVIMENTO


As pessoas só podem sentir Dor de Dono somente daquilo que elas realmente consideram delas.

De nada adianta, você cobrar metas, indicadores, check-lists se essas pessoas não participaram no entendimento e execução que levou a tal ação, no desenvolvimento de tal meta, o por que de tais valores, o envolvimento dos colaboradores permite um melhor aproveitamento e inclusiva visões de algo que você deixou passar “batido”.

Quem aqui gostaria de algum estranho chegando em sua casa e deixando uma caixa em frente a sua garagem.

-Ei! Tira isso daí! Aqui é minha garagem!

A Grosso modo é assim no ambiente fabril: - Que papel é esse que surgiu?, e aquela ideia que eu dei?, Porque não colocaram aqui, nossa vou ter que anotar aqui em uma folha de rascunho.

Utilize-se do envolvimento das pessoas, façam elas se sentiram parte da Qualidade como produtoras e não apenas executoras.

7- SISTEMA DE GESTÃO E MELHORIA CONTÍNUA


Programas de Melhoria contínua e Sistema de Gestão possuem em sua base o envolvimento de pessoas e a cultura de qualidade, Se você ainda não percebeu isso, você está fazendo do modo errado.

Pilares de Educação e Treinamento, Desenvolvimento de Pessoas, Requisitos 5, 7, 4, da ISO90001 são exemplos do comprometimento com os colaboradores, recursos e disseminação da Qualidade na empresa.

A Política não deve estar só presente no papel pendurado na parede, no crachá do colaborador ou no decorar das palavras, é mais do que “SABER” é “VIVENCIAR”

Explore seu sistema de Melhoria e Gestão, compartilhe e engaje as pessoas, façam com que participem. A Cultura é um dos braços de um sistema de Gestão e Melhoria de Qualidade bem definido.

O Resultado de tudo isso, você pode ver na qualidade final de seu produto, nos indicadores subindo, nas auditorias impecáveis e no compromisso de cada um.

E PARA VOCÊ QUAL SERIA A OITAVA MUDANÇA? CONTRIBUA NOS COMENTÁRIOS!

Gostou do conteúdo? Procure também por:

Me Siga no: Linked In

Visite meu Blog: Analister

Texto por André Pontes

댓글


bottom of page